Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

Frente Parlamentar discute projetos de Lei que impactam o meio ambiente

CDL de Florianópolis participou do encontro que tratou da reciclagem orgânica no município e da substituição de sacos e canudos plásticos na Capital

A comissão da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis discutiu na tarde desta quinta-feira (13), no plenarinho da Câmara de Vereadores com representantes de entidades e populares, três Projetos de Lei (PL) com tramitação no legislativo e que impactam o meio ambiente.

Defendido pelo vereador Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL), o PL nº 17.506/2018 prevê a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos orgânicos por meio dos processos de reciclagem e compostagem dentro do município de Florianópolis. Para esclarecer o tema, o autor explica que os resíduos coletados na Capital são destinados ao aterro sanitário localizado na cidade de Biguaçu e que Florianópolis tem estrutura para viabilizar projetos que sirvam de modelo para compostagem.

De acordo com o vereador Marquito, o município destina o valor de R$ 152,00 por tonelada enviada para o aterro sanitário e direciona cerca de 30 milhões de toneladas por ano. “O PL aprovado será um marco para Florianópolis, pois irá descentralizar os resíduos e fará novos caminhos para compostagem, além de gerar economia e desenvolvimento para o município”, afirmou.

Outro PL apresentado durante a sessão foi de autoria do vereador Pedro de Assis Silvestre – Pedrão (PP), nº 17.546/2018 que altera a Lei nº 7.627/2008, instituindo a substituição de sacos e sacolas oxibiodegradáveis por biodegradáveis em Florianópolis.

O vereador defendeu que o projeto é o primeiro passo para estimular a mudança no comportamento de consumo desses produtos que possuem como matéria prima o plástico oxibiodegradável. “Quando os sacos e os canudos são descartados, tendem a ficar no ambiente por décadas, desintegrando-se em pedaços menores que acabam prejudicando ainda mais a natureza pela falta do descarte correto”, explicou.

O terceiro e último projeto analisado durante o encontro é de autoria do vereador João Luiz da Silveira – João Luiz da Bega (PSC), nº 17.534/2018 que dispõe da proibição do fornecimento de canudos de material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias entre outros estabelecimentos comerciais em Florianópolis. O vereador não estava presente para defesa, mas a comissão julgou a matéria positiva, visto que o conteúdo vai ao encontro de conscientizar os consumidores a deixar de utilizar esses materiais que são responsáveis por índice muito alto de poluição para o meio ambiente.

Encaminhamentos

Durante o encontro foi deliberado que a comissão providenciará manifestação para todos os projetos de Lei apresentados, para que sejam submetidos a adequações na redação original, tornando o conteúdo ainda mais preciso e eficaz com o que se propõe. A reunião foi presidida pelo vereador Miltinho Barcelos (DEM) e contou com a participação de vereadores, assessores e representantes da CDL de Florianópolis, Abrasel, Acif, Convention Bureau, Conseg/Centro, CRC/SC, Fiesc, FloripAmanhã, Sebrae/SC e UFSC.

Voltar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ver mais notícias