Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

Frente Parlamentar debate cinco Projetos de Lei que tramitam no legislativo

CDL de Florianópolis participa da comissão para contribuir com o desenvolvimento econômico da Capital

A comissão da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis esteve reunida na tarde desta quinta-feira (9), no plenarinho da Câmara de Vereadores, com representantes de entidades e vereadores para debater projetos de Lei (PL) que tramitam no legislativo.

Durante o encontro, cinco PLs foram debatidos com as entidades. Desses, três tiveram o parecer favorável, dois contrários e um ficou em análise da comissão para sugestão de inclusão de dados.

Parecer Contrário

Os projetos de Lei rejeitados pela comissão são: nº 1.746/18 do vereador Maycon Oliveira (PR) que dispõe da obrigatoriedade da instalação de banheiros infantis e dá outras providências. A comissão entende que ao abrir exceção para o público infantil, abrirá precedente para que outras situações sejam solicitadas, o que inviabilizaria a implementação nos estabelecimentos comerciais.

Já o projeto de Lei nº 17.690/18, do vereador Dalmo Menezes (PSD) que dispõe a proibição da cobrança na primeira hora de utilização nos estacionamentos em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, associações e cooperativas médicas, no âmbito do município de Florianópolis. Recebeu votação contrária visto que interfere na livre iniciativa privada.

Parecer Favorável

O presidente da comissão, vereador Miltinho Barcelos (DEM) apresentou o PL nº 1.751/18 que altera a Lei Complementar nº 85, de 11 de setembro de 2001 que dispõe sobre o serviço de táxi no munícipio de Florianópolis. A comissão aprovou o projeto que visa a adequar a legislação da atividade dos taxistas, assim como moderniza o sistema, tornando-o mais competitivo e viável para a população.

De acordo com o vereador e autor do PL, Miltinho Barcelos (DEM), com a chegada dos aplicativos para transporte de pessoas, os taxistas estavam incomodados visto que a categoria paga altos encargos com as taxas e os impostos para permanecer no mercado. “O projeto visa justamente reduzir os custos, liberar a utilização de aplicativos e, principalmente, ter uma concorrência mais justa, sem onerar uma das partes”, afirmou o parlamentar.

Outro projeto que a comissão entendeu ser positivos é o PL nº 17.706/19 – autoria dos vereadores Bruno Souza (PSB), agora Deputado Estadual, e Rafael Daux (MDB), que revoga Leis ordinárias que dispõem sobre a obrigatoriedade de colocação de placas nos estabelecimentos do município de Florianópolis.
A Frente Parlamentar defendeu que a Capital possui 59 Leis que obrigam a colocação de placas nos estabelecimentos comerciais, e que fixar todas as informações é inviável. O projeto prevê 19 placas para revogação.

Para o gerente de Articulação e Negócios da CDL de Florianópolis, Hélio Leite, a quantidade de placas compromete o espaço físico dos estabelecimentos, e a aprovação da revogação irá desburocratizar o processo, sem tirar a obrigatoriedade das informações que são de extrema importância para o consumidor.

Em análise

Já o PL nº 1.747/18, do vereador Maycon Oliveira (PR), que trata sobre as estruturas de outdoor (madeira ou metálica). O projeto ficou em análise visto que independente do material que receberá a publicidade, a lei exige a responsabilidade técnica para inclusão das estruturas.

Voltar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ver mais notícias