Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

CDL recebe consultor da União Europeia para palestra na Capital

O Italiano Alessio Ciacci apresentará o modelo de resíduos sólidos constituído na Itália, no dia 2 de março, às 10h na sede da entidade

Amplamente discutido recentemente em Florianópolis, a taxa e a destinação correta dos resíduos sólidos é tema do encontro Nacional de Embaixadores do Instituto Lixo Zero na Capital. A CDL de Florianópolis, em parceria com o Instituto Lixo Zero e o apoio do Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS), abrirá o ciclo de palestras nesta sexta-feira (2), às 10h, na sede da entidade, com o consultor da União Europeia Alessio Ciacci.

No encontro “Experiência italiana na taxa de resíduos, com foco no Lixo Zero” será compartilhado com empresários e gestores públicos o projeto de resíduos sólidos implementado no Vale de Susa, na região de Piemonte, no norte da Itália.

De acordo com Hélio Leite, gerente de articulação e negócios da CDL de Florianópolis, a discussão é pertinente não só pela importância da destinação correta dos resíduos sólidos, como também pelos recentes episódios ocorridos na Capital, que envolveu a taxa de coleta do lixo.

“O encontro será agregador e dará um norte aos integrantes do grupo de trabalho constituído pela Prefeitura de Florianópolis para tratar da nova legislação de cobrança da taxa de resíduos sólidos e para apresentar ou até mesmo aplicar soluções que dão certo nos países europeus”, afirma Leite.

Durante a palestra, o convidado explanará a aplicação prática do modelo constituído na Itália, assim como explicará as condições e os condicionantes para que o projeto tenha êxito.

“Há anos são estudadas as práticas de gestão e políticas públicas dos países europeus, que são vitrine para o mundo inteiro, e hoje, temos a oportunidade de receber dicas e orientações para um futuro melhor e a viabilidade de projetos sustentáveis para a cidade, respeitando a infraestrutura e a cultura local”, conclui Leite.

Inscrição

Para este encontro, a palestra será gratuita e aberta para o público, com foco em empresários e gestores públicos. A inscrição deve ser até quarta-feira (28), às 18h. Vagas limitadas.
Inscrições clique aqui
Mais informações, 48 3229-7010.

Palestrante
Alessio Ciacci é vencedor do Prêmio Europeu de Inovação Política com implementação do Lixo Zero e da Tarifa Pontual, na cidade de Capannori (Itália). O consultor presidiu a empresa de limpeza urbana que abrange 39 municípios da Itália e é presidente do Observatório Lixo Zero das cidades italianas, além de ter sido premiado como “Campeões da Economia Circular Italiana” e European Innovations in Politics Awards com a Tarifa Pontual aplicado a estratégia Lixo Zero.

Voltar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ver mais notícias