CDL de Florianópolis é empossada no Conselho da Cidade

Solenidade ocorreu no gabinete do prefeito Gean Loureiro nesta quarta-feira (28)

Criado para debater o planejamento, gestão e desenvolvimento urbano de Florianópolis, o Conselho da Cidade é composto por representantes do poder público, sociedade civil organizada de abrangência difusa e sociedade civil organizada de setores – regiões da Cidade. A CDL de Florianópolis é uma das três entidades empresariais na categoria de sociedade civil organizada de abrangência difusa. A posse no conselho ocorreu nesta quarta-feira (28), no gabinete do prefeito Gean Loureiro (MDB).

Para o presidente da CDL de Florianópolis, Lidomar Bison, a importância do conselho para a cidade, num primeiro momento, é de um ambiente compartilhado e de colaboração. “Essa abertura que o prefeito concedeu para que as pessoas possam se expressar e serem ouvidas de uma forma transparente fortalece os interesses comuns que culminará num ganho muito maior para a cidade”, afirma Bison.

O Conselho da Cidade é previsto em Lei Federal e Municipal e tem a finalidade de discutir questões de urbanismo e implementar o Plano Diretor no município. A entidade será representada no conselho por Hélio Leite e Andrea Druck, titular e suplente, respectivamente.

De acordo com o representante da CDL, Hélio Leite, o grupo terá dois grandes desafios em curto prazo. “É importante a elaboração do regimento interno do conselho e trabalhar na reformulação do plano diretor vigente”, explica Leite.

Representando cerca de 4,5 mil associados, a CDL de Florianópolis contribuirá com o grupo nos assuntos de interesse do setor produtivo da cidade com opiniões consistentes, dando indicações de direção do que a cidade deve aceitar para ter um contra ponto e causar um equilíbrio de interesses.

Ainda segundo Bison, a representação da entidade será para contribuir com o desenvolvimento econômico e das atividades da cidade, que são fatores geradores de renda e emprego para sustentar todos os processos de assistência social, manutenção, e sustentabilidade do município.

Para o prefeito Gean Loureiro (MDB), quem vai falar pela cidade de Florianópolis é o Conselho da Cidade. “Os representantes têm um grande desafio, porque vamos discutir de forma transparente assuntos difíceis e polêmicos da capital. Será com a ampla atuação e conhecimento dos integrantes que vamos conseguir ter mais subsídios para conquistar novas regulamentações”, finaliza.

Representantes

Representações do poder público por meio de indicação, e da sociedade civil organizada escolhidas em processo eleitoral. O poder público é representado nas esferas municipal, estadual e federal, representando 40% do total de membros do Conselho. A sociedade civil organizada corresponde a 60% do total de membros do Conselho, sendo 30% da sociedade civil organizada por setores (regiões) do município e 30% sociedade civil organizada de abrangência difusa.

Sociedade Civil Organizada de abrangência Difusa (30%)

- Entidades Empresariais (3)
- Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisas (4)
- Entidades Sindicais (1)
- Organizações não-governamentais, fundações privadas e movimentos sociais (4)

Sociedade Civil Organizada de Setores (regiões) da Cidade (30%)

- Sede Ilha (4)
- Sede Continente (2)
- Norte (2)
- Sul (2)
- Leste (1)
- Oeste (1)

Representações do Poder Público (40%)

- Federal
- Estadual
- Municipal

Clique aqui para abrir a galeria

Foto: Cristiano Andujar/Divulgação PMF.