Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

CDL de Florianópolis apoia projeto de Lei que visa alterar horário de funcionamento no Comércio

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou em primeira votação nesta segunda-feira (5), o projeto de Lei Complementar (PLC) nº 1.706/18, que estabelece o livre horário para o funcionamento do comércio na Capital. A segunda votação será nesta terça-feira (6). A CDL apoia a proposta que visa ser benéfica tanto para o empresário quanto para o consumidor. O PLC foi aprovado com apenas uma abstenção, do vereador Afrânio Boppré (PSOL).

Em vigor desde 1993, a atual legislação permite que o horário de funcionamento das 7h às 22h, nos dias de semana, e das 7h às 20h, aos sábados, mas prevê exceções para abertura de lojas aos domingos com horários especiais, a exemplo do Natal.

O PLC encaminhado em abril deste ano pelo vereador Bruno Souza (PSB), objetiva em atualizar a legislação municipal assim como já acontece nas cidades de Blumenau, Criciúma e Joinville, onde a abertura e o fechamento dos estabelecimentos são livres, desde que respeite as condições de trabalho.

De acordo com o gerente jurídico da CDL de Florianópolis, Anderson Augusto, o projeto é perfeito para o consumidor e para o comerciante. “O consumidor ganha mais chances de ir às compras, assim como o empresário terá liberdade de expor o estabelecimento à melhor forma de horário de atendimento”, avalia.

Ainda segundo Augusto, a nova legislação traz a flexibilização dos novos tempos e é importante que o comércio possa seguir essa liberdade de poder estar se moldando conforme a necessidade dos clientes.

A lei existente não proíbe a atividade de trabalhar, mas prejudica e limita o funcionamento visto que toda atividade que trabalhar fora do horário estabelecido pela legislação, terá uma oneração em cima do valor do alvará e outras taxas que faz com que o custo aumente. “A CDL se preocupa porque essa oneração recai para a população no valor final dos produtos, consequentemente, o consumidor pagará mais”, pontua o gerente jurídico.

Voltar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ver mais notícias