IMPRENSA | Notícias |

COMDES acompanha entrega da ordem de serviço para as obras do último lote do acesso para o aeroporto

A assinatura ocorreu nesta sexta-feira (19), no Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina

Nesta sexta-feira (19), estiveram presentes no Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina, o Governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), o secretário de Infraestrutura, Paulo França e o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB) para a assinatura da ordem de serviço para dar início às obras do último lote de acesso ao novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O coordenador-geral do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento Sustentável da Grande Florianópolis – COMDES, Ernesto Caponi, acompanhou a solenidade e comemorou com ato.

“Temos uma expectativa positiva, visto que o comprometimento do Governo do Estado com a assinatura do convênio é para que o acesso seja entregue juntamente com o novo aeroporto. Serão 10 meses de muito trabalho com máquinas na pista para concluir o trecho”, pontua Caponi.

O lote 1B, que dará acesso ao terminal, terá 1,4 quilômetros e vai do viaduto do Carianos ao Loteamento Santos Dumont e custará o valor de R$ 20,2 milhões. A expectativa é de que o trecho esteja pronto até julho de 2019, a tempo da inauguração do novo terminal que está sendo construído pela concessionária Floripa Airport. O prazo concedido é de 10 meses pela empresa Engeplan Terraplanagem Saneamento e Urbanismo - ganhadora do processo licitatório.

De acordo com o Secretário de estado da Infraestrutura, Paulo França, essa etapa exigiu esforço de milhares de pessoas para alcançar o objetivo. “Foram diversas visitas feitas em Brasília para conseguir a liberação dos dois lotes que estavam faltando”, conta.

A última etapa teve uma complexidade importante com o processo de quase 200 desapropriações, sendo 42 administrativas e 138 emissões de posses. Todos esses processos estão liberados, com mais de 60 autorizações para desenvolver o plano de trabalho.