IMPRENSA | Notícias |

CDL de Florianópolis alerta sobre o golpe para 'limpar o nome'

Registro aconteceu recentemente na cidade de Blumenau, via rede social

Promessas como “regularizar o nome no cadastro de inadimplentes” e “devolver o crédito na praça” têm se tornado cada vez mais comuns.

A CDL de Blumenau emitiu nessa quinta-feira (4), um comunicado alertando os consumidores da cidade sobre o golpe “que promete tirar o nome da pessoa do cadastro de inadimplentes com pagamento de uma pequena taxa.”

De acordo com a CDL vizinha, o anúncio foi disseminado em um grupo de vendas de produtos e serviços de Blumenau, em uma rede social. Segundo a postagem, a promessa é que após 48h do pagamento da “pequena taxa”, o nome do devedor é retirado de qualquer cadastro de inadimplentes.

A CDL de Florianópolis alerta que facilitações como essas são golpes. Quando o consumidor fica inadimplente, é obrigação da empresa para qual ele possui débito avisá-lo antes de enviar o nome para os cadastros de proteção ao crédito.

No caso do consumidor ter o nome negativado, a única forma de retomar o crédito na praça é quitar/negociar a dívida com o credor, que pode ser do comércio, banco ou instituição financeira.

SPC 

A CDL de Florianópolis disponibiliza aos consumidores o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), de forma gratuita, na sede da entidade, localizada na rua Felipe Schmidt, nº 679, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e no Núcleo Regional Norte da Ilha, localizado na rod. Armando Calil Bulos (SC-403), nº 5981, Km 6, Loja 06, Ed. Centro Comercial Mar Azul, Ingleses, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30.

Na consulta é possível verificar a existência de pendência financeira nos bancos de dados do SPC Brasil e Serasa Experian, com acesso a base de protestos em Cartório. A consulta deve ser realizada de forma presencial, portando documento de identificação com foto Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Voltar