Clipping - 21/05/2019

Florianópolis, 21 de Maio de 2019

Site: Portal G1

Sinopse: Após bater em R$ 4,12, o dólar fechou em leve alta nesta segunda-feira (20), de olho no cenário político local mais conturbado e após atuação do Banco Central no mercado de câmbio. A moeda dos Estados Unidos subiu 0,1%, fechando em R$ 4,1033. Na mínima do dia chegou a R$ 4,0782, e na máxima bateu R$ 4,1219, maior cotação intradia desde 25 de setembro (R$ 4,1414). No ano, o dólar acumula alta de 5,91%.

Site: Portal G1

Sinopse: Os economistas das instituições financeiras elevaram a previsão de inflação para este ano, ao mesmo tempo em que reduziram a estimativa de expansão da economia em 2019. As previsões constam no boletim de mercado também conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (20), pelo Banco Central (BC). O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras.

Site: Portal G1

Sinopse: O PIB do agronegócio brasileiro ficou praticamente estável em fevereiro (cresceu 0,07%) em fevereiro, mas ainda acumula queda de 0,46% nos dois primeiros meses do ano, divulgaram nesta segunda-feira (20) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A alta em fevereiro se deu, principalmente, pelo aumento de 1,13% no setor de insumos. O setor primário também cresceu 0,45%, enquanto o agroindustrial e serviços tiveram queda de 0,13% e 0,11%, respectivamente.

Site: DCI

Sinopse: O mercado brasileiro de ações dedicou o primeiro pregão da semana a promover ajustes nos preços das ações e, mesmo sem notícia concreta que justificasse uma melhora de humor, levou o Índice Bovespa a uma alta de 2,17%, aos 91 946,19 pontos. O avanço das ações no Brasil foi na contramão do desempenho negativo das bolsas de Nova York, que recuaram em meio à guerra comercial.

Site: Money Times

Sinopse: Um estudo divulgado recentemente pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o pelo SPC Serasa revelou que quatro em cada 10 pessoas entre 18 e 24 anos estão ou já estiveram com o nome sujo. Isso, segundo mostra o levantamento, reafirma a necessidade dos jovens em aprender a controlar suas finanças. Cláudio Ferro, CEO da fintech de investimentos PoupaBrasil, diz que um dos fatores para tanto endividamento vem da falta de questionamento do custo do crédito.

Site: Folha de São Paulo

Sinopse: A arte no Brasil tem um forte peso econômico e poderia ter muito mais, se houvesse política pública efetiva para o setor. Esse foi o consenso na primeira mesa de debate do seminário Economia da Arte, realizado pela Folha e pelo Itaú Cultural na manhã desta segunda-feira (20), em São Paulo.

Site: Revista Exame

Sinopse: O mercado financeiro continua a reduzir a estimativa de crescimento da economia este ano. Pela 12ª vez seguida, caiu a projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Desta vez, a estimativa foi reduzida de 1,45% para 1,24% este ano. Para 2020, a projeção foi mantida em 2,50%, assim como para 2021 e 2022.

Site: Portal R7

Sinopse: O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (20) que falta dinheiro no governo federal e que se a reforma da Previdência não for aprovada, em no máximo cinco anos, não haverá recursos para pagamento de servidores na ativa. “Não podemos desenvolver muita coisa por falta de recursos, por isso precisamos da reforma da Previdência. Ela é salgada para alguns? Pode até ser, mas estamos combatendo privilégios. Não dá para continuar mais o Brasil com essa tremenda carga nas suas costas. Se não fizermos isso, 2022, 2023, no máximo em 2024, vai faltar dinheiro para pagar quem está na ativa”, disse.