IMPRENSA | Articulações Políticas |

Ponte Hercílio Luz deve ficar pronta no final de 2019, diz Governador

Acesso ao novo aeroporto e restauração das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos também estiveram em pauta da reunião do COMDES

Em encontro mensal do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), nesta sexta-feira, (26), o Governador do Estado de SC, Eduardo Pinho Moreira (MDB), atualizou os integrantes do grupo sobre o andamento de importantes obras na Capital Catarinense. Com relação à restauração do cartão postal de Florianópolis, Pinho Moreira estima que a conclusão da ponte Hercílio Luz seja até o final de 2019, visto que possui 71% de obra concluída.

De acordo com o secretário de infraestrutura do governo do Estado, Paulo França, existem duas situações importantes para a conclusão das obras. Uma é a iluminação pública da ponte no valor de R$ 10 milhões, que não estava prevista no projeto. A outra é a necessidade de um novo aditivo com o custo de R$ 11 milhões.

“O aporte é decorrente do atraso da obra. O contrato atual está 100% garantido até março de 2019, a partir desta data é preciso complementar os custos de março até a conclusão”, explica França.

Sobre as obras que dão acesso ao novo terminal de passageiros, o governador apresentou o andamento de cada lote, sendo eles: lote 1A com 58% dos serviços executados; lote 1B é considerado o mais complicado e as máquinas começaram a trabalhar no último dia 24 deste mês, após assinatura da ordem de serviço; lote 1C com 35% dos trabalhos realizados; lote 2A está concluído e liberado para facilitar o transporte de materiais para a construção do novo aeroporto e os lotes 3A e 3B estão em fase de acabamento.

Segundo Pinho Moreira, para o imbróglio das desapropriações a estratégia foi dividir em propriedades com benfeitoria e sem benfeitoria e a partir daí ajuizar as ações em casos necessários e instruir os processos administrativos nos casos cabíveis.

Depois de dois anos em divergências com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) para o lançamento do edital de supervisão das obras das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, em setembro essa questão foi solucionada com o lançamento do edital na modalidade Concorrência do tipo Técnica e Preço. No próximo dia 30 de outubro serão abertos os envelopes para escolha da empresa vencedora para dar início às obras de recuperação das duas pontes.

Ainda na reunião do conselho, os coordenadores dos Grupos de Trabalhos apresentaram as atividades desenvolvidas durante o mês de outubro, assim como apresentaram novas frentes de atuação para novembro. O COMDES ainda contou com a participação do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB) e do deputado federal, Esperidião Amim (PP).

Fotos: Kelly Suzuki | CDL Divulgação Clique aqui para abrir a galeria