Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR
IMPRENSA | Articulações Políticas |

Núcleo do Centro Histórico da Capital realiza ações de segurança na região

Comerciantes da região do lado leste do Centro Histórico de Florianópolis relatam ocorrências de furto e roubo em reunião realizada nesta quinta-feira (21). Participaram do encontro o Tenente-Coronel da Polícia Militar (PMSC) Araújo Gomes, integrantes do Núcleo do Centro Histórico da CDL de Florianópolis, Sebrae/SC e mais de 40 comerciantes em busca de melhorias na segurança. 

Em um bate-papo aberto, foram expostos relatos dos empresários que vivenciaram momentos de fragilidade em seus estabelecimentos, assim como a insegurança que rodeia a todos da região, independentemente da hora. Durante encontro foi sugerido por Araújo Gomes algumas atividades conjuntas para ampliar a segurança e diminuir a marginalidade. 

Ações simples e eficazes como a criação de um grupo de conversação, consultorias de segurança e intensificação da ronda na região, fazem parte das responsabilidades propostas. “Com estas medidas, os empresários, além de cuidar do seu negócio, também contribuirão com a segurança do vizinho, evitando que uma futura ocorrência seja realizada. O grupo não substitui o 190 e nem o B.O., mas repassa informações de pessoas mal intencionadas circulando pelas proximidades”, afirma Gomes. 

Segundo ele, precauções deste gênero foram implementadas em outras áreas Centrais de Florianópolis, a exemplo da Rua Bocaiúva e do Parque da Luz, que também sofriam com a falta de segurança. Os resultados são excelentes, principalmente nos grupos de conversação, onde empresários relatam situações duvidosas e os comerciantes da redondeza ficam em alerta.

O Núcleo do Centro Histórico da CDL de Florianópolis levanta esta bandeira há algum tempo. Continuamente o tema é abordado nos encontros com o grupo. Para Rafael Salim José, Coordenador de Apoio a Relações Públicas do Núcleo, os comerciantes estão engajados para reverter a situação que desagrada o comerciante, os moradores e, principalmente, os visitantes e os consumidores. "Por meio da união de esforços e objetivos comuns, vamos resgatar a credibilidade da região e transformá-la em um ambiente favorável, promovendo a qualificação do comércio e segurança das pessoas", finaliza o empresário.

Ações Propostas

Criar Grupo
Um grupo de conversação via aplicativo WhatsApp será criado pelo Conselho Comunitário de Segurança – Conseg Centro – para uso exclusivo de monitoramento da região. Neste grupo, participarão integrantes da CDL de Florianópolis, empresários e autoridades da PMSC, que poderão compartilhar informações de segurança entre si. O grupo não substitui o B.O. nem o contato pelo 190, mas é um importante meio de comunicação que poderá evitar maiores malefícios.

Consultoria de Segurança
Por meio de agendamento, o Policial Militar vai à loja do empresário e analisa todos os aspectos de segurança e sugere as devidas mudanças para que o comerciante fique mais protegido nas dependências do estabelecimento.

Ronda Policial
Será intensificada a ronda de patrulhas policiais no entorno da região do Centro Histórico de Florianópolis para coibir ações de pessoas mal intencionadas, como também minimizará a permanência das pessoas em situação de rua próximas aos estabelecimentos comerciais e moradias.

Voltar